15-09-10 - Igreja Maradoniana, ou a loucura reincidente do ser humano

Saga da loucura humana continua ...
Em Rosário, linda cidade argentina, especificamente na Rua Garay, 197, mora Hernán Amez, um jornalista de 41 anos. Marido de Marcela e pai de Tomás, ele vive um mundo paralelo.
Tanto que acredita estar no ano 50, e não em 2010. Pode até parecer coisa de louco, mas não é. O facto é que esse argentino, torcedor do Newell’s Old Boys, é um seguidor da Igreja Maradoniana. Ou melhor, um dos seus fundadores.
Maradona está ligado a um momento emocional dos argentinos, a um período de felicidade, depois de tanto sofrimento com a ditadura. Ele transformou o futebol, que é um desporto colectivo, num desporto individual. Ele fez o povo ressurgir com seu brilhante golo de mão diante da Inglaterra, no Campeonato do Mundo de 1986 – disse Amez.
A Igreja Maradoniana, diferentemente da maioria das religiões, não tem sede fixa. Os seus cultos ocorrem duas vezes por ano. Primeiro na “Páscoa”, que para eles é no dia 22 de Junho, data da vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, nos quartos de final do Campeonato do Mundo de 1986, com dois golos de Diego (um com a mão e outro genial), e depois no “Natal”, comemorado no dia do aniversário do maior ídolo do futebol argentino.
Os encontros são sempre em Buenos Aires, capital da Argentina, num local alugado pela organização. Maradona nunca participou de um culto desses, até por uma questão de segurança – a sua presença poderia tornar impossível o controle dos seguidores. Mas isso não desanima os religiosos. Apenas reforça o estatuto de deus que Diego tem.
- Não esperamos nenhum milagre do Maradona, apenas acreditamos e cultuamos algo que vimos, que presenciamos. Muitas pessoas criticam-nos e dizem que podíamos ter pensado em algo que ajudasse os outros, mas nós queremos cultuar Maradona. Não pedimos milagres a ele. Seu milagre foi “La Mano de Dios” – comentou o fundador.
- O Maradona é um ídolo, uma pessoa que desperta uma simpatia enorme em todos os argentinos – comentou José Caldeira, autor de um livro sobre a Igreja Maradoniana.
Transformar-se num membro da Igreja Maradoniana requer certa habilidade: fazer golo com a mão, igual (ou parecido) com o que Diego fez na Copa do Mundo de 1986. Só assim o fã de Maradona poderá receber o título de seguidor. Para o ritual, o candidato precisa de uma trave, um amigo disposto a ser guarda-redes e uma bola.
A cerimónia é simples, mas às vezes não tão rápida. O responsável pelo baptismo joga a bola na área, o candidato a seguidor tem de correr em direcção ao guarda-redes e desviar com a mão esquerda (não vale se for com a direita) para as redes. Depois disso, o “padre” encerra com alguns dizeres. Acontece que em algumas oportunidades o defensor quer brilhar mais do que o atacante.
É engraçado, porque os goleiros são apenas figurantes, mas alguns deles querem defender e vão sério na bola. Aí a pessoa tem de pegar o fim da fila – contou Hernán.
Casamento
Aqueles que fazem parte da religião que cultua a imagem de Maradona podem até mesmo casar sob as suas regras. Mas nem sempre ficam sabendo com antecedência que estão prestes a dizer “sim”. Foi assim justamente com um dos fundadores da Igreja.
- O meu casamento na Igreja Maradoniana foi uma surpresa, feita pelos amigos. Nós não esperávamos – disse Amez, acostumado a celebrar os casamentos na religião.
- Eu conheci o Hernán no estádio do Newell’s Old Boys. Ele estava a trabalhar para uma revista e eu para o desporto amador do clube. O futebol, então, é o nosso ponto de união – contou Marcela Gallego Amez.
DEZ MANDAMENTOS DA IGREJA MARADONIANA
1 - Amar o futebol acima de todas as coisas
Bem fala a Bíblia sobre a loucura dos seres humanos em cultuar o homem em vez de Deus, a criatura em vez do Criador. O homem é incorrigível, pois é reincidente. A saga da loucura humana continua.
A Bíblia diz:
“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as Suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis (sem desculpa); porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível … Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, … pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm” (Romanos 1:18-28).




