03-11-10 - Fé e razão são compatíveis, diz teólogo
A Fé verdadeira não precisa de ser contrária à razão, diz o famoso teólogo indonésio Stephen Tong.Num discurso aos alunos na semana passada na National University of Singapore, ele argumentou que a fé e a razão complementam-se mutuamente, mas a fé é o mais importante dos dois. Segundo o teólogo, só a fé “melhora a razão e a torna completa”.
Ele disse que cada pessoa exerce alguma forma de fé no dia-a-dia da sua vida e que mesmo tarefas simples como escovar os dentes e o sentar numa cadeira demonstram algum grau de fé. No primeiro caso, há fé que a pasta de dentes é boa para a saúde. No outro caso, que o objecto suporta o seu peso.
Na verdade, o ponto de vista de que a razão deve vir antes da fé é uma contradição em termos, disse ele. Isto porque ao se considerar esse ponto de vista, já se exerceu fé.
“É ‘arrogante’ quem procura viver exclusivamente pela razão. Ela não poderia trazer satisfação na vida porque é incapaz de explicar as coisas transcendentais, como o amor”, sustentou Tong.
Tong afirma que a evidência não é suficiente para provar tudo. E a ciência existe somente para conhecermos um pouco sobre o superficial. Respondendo à afirmação de Stephen Hawking no seu livro mais recente de que Deus não criou o universo, Tong disse que os cientistas deveriam se abster de fazer tais afirmações presunçosas porque ainda não entendem completamente o universo.
Em vez disso, os progressos na compreensão do vasto universo em expansão só têm servido para revelar a ignorância humana. Tong falou das dúvidas que ele tinha quando jovem. Ele lembrou que disse a Deus que se Ele o ajudasse a resolver as suas questões, ele por sua vez, ajudaria os outros a resolver as deles.
A compreensão Cristã de Deus é convincente. Quando interrogado sobre por que era necessário acreditar que Deus se revelou através da Bíblia, ele alegou que um Deus que se escondesse seria ‘cruel’. “Deus não é um Deus morto, ou surdo, cego ou um Deus que muda. Ele é um Deus existente, um Deus vivo, fonte de vida, de verdade e de graça. É racional crer em Deus através da Sua revelação a nós”, disse ele.




