22-11-10 - Quem não paga dízimo é ladrão, pior do que drogado...
O pastor Ed Young Junior é filho de Ed Young Senior, o principal líder da Segunda Igreja BaPtista de Houston, no Texas, uma das cinco maiores igrejas dos EUA. Embora Junior pastoreie a Fellowship Church, em Grapevine, Texas, os dois estão ligados à Convenção Baptista do Sul, talvez a mais conservadora das denominações americanas.Recentemente, Junior envolveu-se em grandes controvérsias por causa de sua teologia fora do “padrão” baptista. Ele tem dado grande ênfase à teologia da prosperidade, o que acabou por dividir a sua congregação. Ele tratou da questão do dízimo num culto realizado em 10/10/10, que “profeticamente” enfatiza os 10 por cento. Algumas frases chamam a atenção:
- Você quer ser um lider espiritual? Então precisa ser dizimista. Caso contrário, estará perdendo o seu tempo e desperdiçando o tempo de Deus.
- Isso é importante [...] O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês estão fumando crack? Falaria sobre os perigos das drogas. Eu os alertaria. O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês são ladrões? Falaria sobre dinheiro, sobre dedicação, sobre dízimo. Pois bem, na nossa igreja 80% das pessoas estão roubando a Deus, pois apenas 20% são dizimistas. É tudo a mesma coisa.
- Você quer ser dizimista mas diz que não consegue? Bem, o dízimo deve estar em primeiro lugar, por isso dê-me os dados da sua conta bancária.
Ou seja, se Deus quer dez por cento de toda a renda, é necessário saber quanto de facto as pessoas recebem e quando receberam. Assim será possível conferir se o dízimo está correcto. Ele então pede aos membros para darem todos os dados necessários para que a igreja faça a verificação na conta deles e possa sacar automaticamente o valor do dízimo.
Isso fica bem claro quando aparece no ecrã uma folha de cheque e os dados da conta que devem ser fornecidos são destacados. Ou seja, a igreja entra na conta e faz o débito automático para garantir que o membro não cometa nenhum erro nesse sentido. O pedido é feito para os que estão presentes no culto no Texas e para os que assistem por vídeo conferência na igreja afiliada em Miami.
Num dos momentos mais embaraçosos, ele resume bem o seu ensino. “Sem dinheiro, não adianta vir ao culto, fazer missões, orar; você perde o seu tempo. Deus está a dizer: Mostra-Me o teu dinheiro”. Tudo se resume a dinheiro. Claro, depois disso vêm as promessas de prosperidade e de bênçãos sem medida na vida de quem contribui.
No entanto, Ed Young “esquece-se” de explicar qual a origem de todas as acusações sobre o mau uso de verbas, desvio de dinheiro e sonegação de impostos. Desde 2007 ele possui um jacto Falcon, avaliado em 8.4 milhões de dólares, uma casa de 1.5 milhão de dólares no Texas e um apartamento em condomínio de luxo na Flórida além de um salário de um milhão de dólares anuais da igreja. Além disso, tem vários empreendimentos que comercializam os seus sermões, livros, DVDs em livrarias, além de sites na internet que também vendem material, como o CreativePastors.com
Ole Anthony, da Fundação Trinity, que investiga ministérios acusados de mau uso de finanças e acompanha as denúncias contra Ed Young há três anos, declarou: “Esse jovem caiu na mesma armadilha de muitos outros televangelistas. Agora ele se entregou apenas à ganância em nome de Deus. Eles estão a querer santificar a ganância, e isso é maligno”.
Conheça o verdadeiro ensino da Bíblia sobre o Dízimo e não se deixe enganar por ensinos erróneos:




