26-12-10 - Camião pró-Deus faz marcação cerrada a autocarro pró-ateu
Um autocarro pró-ateu circula em Fort Worth, Texas, EUA, com uma mensagem que coloca a questão sobre quantas pessoas serão boas sem Deus, e responde: “Milhões”. Um pequeno camião pró-Deus “colou-se” ao autocarro, acompanhando-o para todo o lado, com o anúncio, “Eu ainda te amo. - Deus”.
Com cerca de 534 mil habitantes, Fort Worth é a sexta maior cidade do Texas. Ela foi escolhida pelos ateus nesta época de Natal para a divulgação daquela mensagem porque parte da sua população destaca-se pelo fervor religioso. A pronta reacção do camião é uma prova disso. Lá, as pessoas cumprimentam-se desejando “um dia abençoado”.
Terry McDonald, presidente da entidade que promove a campanha do autocarro pró-ateu diz que a intenção não é provocar os crentes, mas informar os ateus de que eles não estão sozinhos. “As pessoas não sabem que existem ateus. O que só se ouve aqui é: “Qual a igreja que frequenta?”
A reacção dos crentes extrapolou a colagem do camião. Os passageiros recusam-se a entrar no autocarro.
Heath Hill, um dos empresários que providenciou o camião pró-Deus, nega que haja uma retaliação. Afirma que o objectivo da campanha do camião é informar os ateus sobre o amor de Deus. Ele disse também que os ateus têm enviado e-mails indecorosos.
No Brasil, a ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tentou colocar o seu autocarro nas ruas de São Paulo, Salvador e de Porto Alegre e não conseguiu. Em duas dessas cidades, as autoridades invocaram uma lei que proíbe esse tipo de propaganda em veículos de transporte público.
A Atea, por ter errado no tom da campanha ao misturar ideologia (um campo minado) com religião, tem sido criticada até por ateus.
Não perca o debate entre um crente e um ateu sob o título:
Evidências da existência de Deus




