10-01-11 - Resoluções de ano novo: as pessoas pensam mais nelas do que em Deus e no próximo

Uma pesquisa sobre as resoluções de ano novo dos norte-americanos foi divulgada pelo Instituto Barna (EUA). A maioria das respostas aponta para um enorme egoísmo. O título Barna sobre a matéria diz, “Individualismo brilha nas resoluções de ano novo de 2011 dos americanos” (Individualism Shines Through Americans’ 2011 New Year’s Resolutions). Nos comentários do relatório, é afirmado que isso não é nenhuma supresa.
Os tipos predominantes de resoluções para o ano novo são:
- 15%, dinheiro, dívidas, finanças;
- 13% aperfeiçoamentos pessoais (incluindo ser uma pessoa melhor, mais generosa, reservar mais tempo para descanso e lazer, organizar a casa, etc.);
- 12%, combater vícios;
- 5%, emprego e carreira;
- 5%, espiritual ou relacionadas com a igreja;
- 4%, educacional.
Estes números revelam que poucos norte-americanos dizem que querem melhorar o seu relacionamento com Deus e o próximo. Não houve menções a voluntariado ou serviço comunitário. Quase nada sobre focar em ser-se melhor amigo e apenas uma pequena fracção mencionou o desejo de melhorar a sua vida com Deus, nos planos para 2011.
O presidente do Instituto Barna, David Kinnaman, comentou: “Somente 9 dos 1.000 inquiridos mencionaram que um dos seus objectivos para o novo ano era aproximar-se mais de Deus de alguma maneira. Até nos raros casos de pessoas que mencionaram metas espirituais estas não estavam relacionadas com uma busca ou experiência pessoal com Deus”.
O problema não parece ser exclusivo da América do Norte. Na maioria dos países, predominam resoluções individualistas.




