12-04-11 - Luis Palau prega a milhares de comunistas no Vietname
O evangelista Luis Palau pregou o Evangelho a dezenas de milhares de pessoas na cidade de Ho Chi Minh, a maior cidade do comunista Vietname, este fim-de-semana passado.Os líderes da Igreja vietnamita trabalharam com funcionários do governo até ao dia do festival evangelístico para obterem permissão para o evento. No sábado, três horas antes do evento começar, eles receberam permissão para realizar o festival num estádio de futebol em vez de num campo aberto, como solicitado.
"Eu sinto-me humilhado ao participar neste esforço histórico no Vietname", disse Palau, num comunicado segunda-feira. "A comunidade Cristã aqui é tão apaixonada e tão patriótica, tão optimista, e tão animada relativamente ao futuro da nação. É emocionante ver. Nós amamos o Vietname e estamos muito felizes. Desejamos servir por muitos anos esta nação, se Deus o permitir."
Palau, acompanhado pelo seu filho Andrew Palau, pregou no festival em 9 e 10 de Abril na cidade de Ho Chi Minh City (antiga Saigão) para assinalar a celebração nacional dos 100 anos da igreja protestante no Vietname. Milhares de pessoas supostamente ter-se-ão entregue a Jesus Cristo, segundo a Associação Luis Palau.
Foi a primeira vez na história do Vietname que um líder internacional Cristão pôde pregar o Evangelho a uma audiência tão grande desde 1975, quando o país se tornou comunista.
"Estamos muito animados por ter o Dr. Palau connosco no Vietname", disse o Ho Tan Khoa, um dos principais líderes da igreja protestante no Vietname." Ele é um pioneiro - servindo a Igreja e guiando-nos em eventos evangelísticos maravilhosos."
Palau foi convidado para ir a Hanoi, a capital do Vietname, a realizar outros eventos evangelísticos em 15 e 16 de Abril. os líderes da Igreja Nacional ainda estão a tentar garantir a aprovação do governo para o festival. Existem também planos para o evangelista, que tem a sua base em Oregon, EUA, pregue em Danang e Hanói em Junho.
Os Cristãos protestantes compõem cerca de 0,5 por cento da população de 90 milhões de Vietnamitas. Os católicos representam 6,7 por cento.
Segundo as leis vietnamitas que regem a religião, a liberdade de culto é vista como um privilégio, e não como um direito humano fundamental.
O governo comunista ateu começou a permitir as práticas religiosas no início de 1990, mas apenas para os grupos que se registaram perante as autoridades. Mesmo assim, os grupos autorizados tinham a operar sob as directrizes oficiais.




