19-07-11 - Jovens da Geração Y: Evangelismo na Web
Falar de Jesus online é o que o alcance global da Internet vem promovendo e despertando cada vez mais - o interesse da chamada Geração Y em evangelizar pela web.Dinâmicos e ousados, esses jovens, que nasceram no fim da década de 1980 e já cresceram com as facilidades da rede mundial de computadores, assimilaram rapidamente que os recursos, além de contribuírem para a formação cultural e profissional, também permitem transmitir a mensagem da salvação.
Entre as ferramentas para esse evangelismo, existem, além do sistema de mensagens instantâneas fornecido pela Microsoft (MSN), as redes sociais, que despontam como grandes aliadas. Não é em vão o comentário do pastor Rick Warren, fundador da Igreja Saddleback, sobre o Facebook. Para ele, se a rede fosse uma nação, hoje figuraria como a quarta maior do planeta.
O The Christian Post obteve os comentários de algumas pessoas sobre o uso da Internet como ferramenta de evangelismo.
A estudante Vanessa Matos vem experimentando os resultados dessa nova forma de evangelizar. “Nas redes sociais, usamos duas formas para evangelismo: imagem e versículos. As imagens causam bastante impacto, pois as pessoas passam a ver literalmente o que a Palavra diz. Os versículos são nossa melhor ferramenta. As pessoas sempre apreciam (destacam pelo link “gosto” do Facebook) e algumas comentam que aquele versículo era o devocional delas naquela semana. É bem fixe”, enfatiza a jovem.
Marina Menezes, publicitária recém-formada, afirma que já evangelizou colegas pelo MSN. “Não é difícil falar pela Internet. Ainda mais quando é uma pessoa próxima. É sempre bom falar de Jesus”, afirma. O estudante Rafael Morales também já compartilhou experiências com Deus pela ferramenta. “É uma forma fixe de passar as coisas, pois é dinâmico”, ressalta.
O meio chega mesmo a levar a conversões, conforme aconteceu com vários casos que se mantêm firmes na sua fé em várias igrejas locais.
Embora alguns analistas afirmem que a Geração Y envolva pessoas descomprometidas e individualistas, esta geração mostra que a tecnologia pode ser aliada, não apenas no evangelismo, mas também no aconselhamento e ajuda a quem precisa.
“Às vezes funciona como forma de desabafo, já que a pessoa não está diante da outra. Ela acaba por criar coragem para falar de coisas que não falaria pessoalmente, e isso gera a possibilidade de partilha. Mas, é necessário cuidado para que não se torne algo superficial demais”, disse a psicóloga Marlene Costa ao The Christian Post.
Entre os contras dessa abordagem, a psicóloga destaca que o virtual pode esfriar os relacionamentos se não houver cuidado. “É importante que haja uma reciprocidade, em especial, na busca por tornar os contactos virtuais em encontros reais. Mas, que o uso da Internet para evangelizar é favorável, não podemos negar”, finaliza.




