27-07-11 - Joni e o marido falam sobre cultura popular e a sua luta contra o cancro e a deficiência
No verão passado, foi diagnosticado a Joni Eareckson Tada um cancro de mama e ela foi sujeita a uma cirurgia de tratamento bem sucedida.Numa entrevista com Joni na convenção de Locutores Religiosos Nationais, em Nashville, TN, eu apanhei Joni e o seu marido Ken para falarmos sobre como ela lidou com os diagnósticos, e sobre os dois novos livros que ela escreveu.
Perguntei-lhe como ela estava a passar.
Joni disse-me: "Estou a passar notavelmente bem - e tenho a certeza que o devo às orações do povo de Deus.
"No verão passado passei por uma cirurgia na fase três do cancro de mama e passei por um período rigoroso de quimioterapia, mas isso é passado - vários meses atrás de mim agora - e as tomografias por emissão de positrões estão todas limpas - nenhuma evidência de metástases de cancro no meu corpo. Assim, os relatórios dos médicos são extremamente optimistas para o futuro, por isso estou ansiosa por voltar a uma programação normal - uma agenda de viagens, um horário de trabalho - e a confiar que a mão curadora de Deus continue a repousar sobre mim," disse ela.
Joni sorriu quando eu sugeri que uma das coisas que aqueles que a conhecem podem dizer é que ela realmente depende do Senhor ", e que brilha maravilhosamente através das dificuldades ", e que é "o exemplo superior de alguém que realmente confia no Senhor e depende d’Ele."
Quando lhe comentei: "Eu lembro-me de ter feito um estudo bíblico sobre 'Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós ', onde a palavra 'lançando' é a mesma palavra que usamos para colocar um cobertor sobre um burro a fim de o montar", Joni respondeu:" Oh, eu gosto disso. Gosto mesmo."
Ela acrescentou: "Houve muitas vezes durante a terapia da quimio em que sempre que ficava desanimada me lembrava do maravilhoso salmo "Porque estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? espera em Deus, pois ainda O louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus." E eu fiz isso repetidas vezes; por conseguinte a Palavra de Deus foi um estímulo constante, uma ajuda e um ministério para o meu coração."
Eu depois perguntei a Joni sobre seu livro “Life In the Balance” (A Vida em Equilíbrio). Num capítulo, Joni fala sobre a violência na nossa sociedade, e sobre a raiva. Eu estava curioso por saber o que Joni achava de onde ela vem? Será que falaria sobre aquilo como alguém que teve um acidente com que realmente lutou, e foi capaz de superar?
"Acho que a raiva irrompe dentro de nós sempre nos sentimos como se os nossos direitos pessoais tivessem sido violados - o nosso direito de sermos compreendidos, ou o nosso direito de termos as coisas feitas á nossa maneira; quando as nossas expectativas não se realizam, então a raiva irrompe", disse Joni.
"A minha amiga Vicky, que é uma maravilhosa amiga minha, tetraplégica com uma lesão medular, recebeu a violência da raiva de alguém numa tentativa de violação e foi atingida a tiro durante o estupro e agora vive uma vida de quadriplegia numa cadeira de rodas -, enquanto o seu agressor tem apenas três anos de prisão. Se alguém se ira, ela tem todo o direito de estar irada ... mas ela não está de modo algum com raiva. Na verdade, ela ora pelo seu agressor constantemente para que ele possa vir a conhecer Jesus Cristo. Só Jesus é o único que pode dissipar a raiva que parece tão comum nas sociedades ocidentais nos dias de hoje. Não é à toa que ele é chamado o Príncipe da Paz, e quando lançamos as nossas ansiedades e a nossa raiva sobre Ele, Ele dá uma paz que excede todo o entendimento."
Nesse livro, Joni menciona que as pessoas podem ter algumas falsas expectativas. De onde ela acha que vêm as falsas expectativas: é que a maioria das pessoas acha que temos alguns direitos a algumas coisas - é nosso direito, merecemo-lo, o que quer que seja?
Joni disse: "Sim, eu lembro-me que quando tive o meu acidente inicialmente, achei que teria de passar por muita dor e ajustamento simplesmente para viver e aceitar a vida numa cadeira de rodas. Eu senti-me como se Deus me devesse algum tempo extra por Lhe obedecer, que me eram devidas, pelo menos, cinco horas de amargura para com Deus esta semana, porque eu tinha uma vida difícil e merecia algum tempo extra por Lhe obedecer. Eu mereço estar com raiva, eu mereço ser amarga. Nós acabamos por nos colocar no trono dos nossos corações e queremos que os nossos desejos e vontade sejam honrados e obedecidos, enquanto Deus diz 'não, não é o teu querer e desejo - tu não te deves sentar no trono do teu coração: Sou Eu que Me devo sentar no trono do teu coração. E ao fazê-lo a paz que excede todo o entendimento é o que permeia o nosso coração."
Falámos sobre um outro capítulo no seu livro "A Vida em Equilíbrio", em que Joni escreve sobre a cultura da celebridade, e como isto está relacionado com os níveis de expectativa. Poderia ela falar da cultura da celebridade e como as jovens querem ser particularmente atraentes, e querem estar na última moda, e querem ter iPods?
Joni respondeu: "Puxa, disseste-o tão bem Michael não sei se conseguirei dizer melhor ..."
Eu respondi: "Mas dito por ti, as pessoas vão dar ouvidos!"
"Bem, nós somos bombardeados por tantas imagens dos media que precisamos de parecer de uma determinada maneira, vestirmo-nos de uma certa maneira, termos um certo peso, uma certa altura, usarmos um certo estilo de roupas ou calçado - e isto torna-se a norma," disse Joni.
"Isto torna-se o padrão, o modelo de medida, pelo qual nós não apenas nos medimos e vemos quão bem sucedidas e significativas as nossas vidas são, e como alguém é bem sucedido. "E os jovens vivem sob esse tipo de pressão - não admira que tenham tantos problemas emocionais e lutem com tanta raiva. Mas, novamente, Jesus Cristo é aquele que destrói os pontos de referência e os padrões de medição da nossa cultura, e o Seu padrão é amar os outros como Deus nos amou."
Eu também perguntei a Joni sobre o seu entendimento da definição bíblica de verdadeira beleza que diria aos jovens adolescentes.




