17-02-12 - Cuba: Cristãos celebram cultos em praças públicas
No mês passado, em Cuba, mais de 2000 pessoas assistiram a um culto de celebração numa praça pública. Esta atividade representa momentos importantes da igreja Cristã na ilha.
Oscander Rodriguez, correspondente de Mundo Cristão em Havana, disse que muitos veem esta abertura como uma resposta às orações de muitos anos.
"Isto aconteceu em 2011 em várias províncias. As igrejas uniram-se em adoração, num momento de celebração em praças abertas onde têm podido ajudar as pessoas que desejam. Tem sido possível as pessoas reunirem-se livremente com os membros das igrejas em lugares onde se prega, se louva e também se chama ao arrependimento."
Rodriguez diz que esta abertura para que possam celebrar ao ar livre permite a união e o fortalecimento da igreja em Cuba.
"Como Igreja estamos muito unidos – pode-se perceber isso em cada um desses encontros.”
Os cristãos esperam neste ano o governo continue a abertura para a pregação do Evangelho sem restrições.
"Em 2012 há muitas expectativas, estamos na época da colheita do Evangelho, num avivamento que começou nas últimas décadas do século passado. Ainda estamos a colher e estamos expectantes de ver o que Deus pode fazer - sabemos que para Deus nada é impossível ", conclui Rodriguez.
Estima-se que um milhão de cubanos sejam Cristãos, numa população de 11 milhões.