17-03-12 - Nova Iorque: Tribunal confirma que as igrejas podem usar as escolas públicas
As igrejas em Nova York poderão continuar a utilizar edifícios escolares públicos para os seus cultos, enquanto o caso ainda está sob revisão nos tribunais desse Estado.
O juiz distrital Loretta Preska emitiu uma ordem sobre o caso da Congergação Casa da Fé no Bronx, uma pequena igreja evangélica que se reúne numa escola pública.
O juiz determinou que as igrejas têm o direito de realizar cultos nas escolas públicas da cidade.
"À luz deste Tribunal, eliminar um direito que afeta a realização livre e plena das crenças religiosas é uma ameaça maior para a nossa sociedade democrática", disse Preska.
Um tribunal de apelação determinou na semana passada que a igreja Casa da Fé no Bronx poderia continuar a usar a escola onde se tem reunido. Com esta última decisão, outras congregações também ficam com o direito de realizar novamente os seus cultos nestes edifícios.
Espera-se que nos próximos dias haja cidadãos que se oponham a este direito dado às igrejas, e por isso recorram da decisão.
Notícia relacionada: