14-05-12 - Cerimónia de preparação para as Olimpíadas de Londres inclui ritual pagão
Sacerdotisas usando túnicas prestam reverência sob o sol forte no local onde “nasceram” os antigos Jogos Olímpicos. Mais do que o ensaio final para o acendimento da tocha da Olimpíada de Londres, turistas e moradores reuniram-se nas ruínas do templo da deusa pagã Hera para ver Ino Menegaki, uma atriz grega, se inclinar para acender o fogo usando um espelho côncavo.
Essa chama será como uma “reserva”, caso haja algum imprevisto no acendimento durante a cerimónia oficial desta quinta-feira.
Os homens, sacerdotes, dançaram ao som de um tambor no meio das ruínas do templo, enquanto Menegaki, interpretando a suma-sacerdotisa, invocava Apolo, o deus Sol.
No meio de orações, ela ajoelhou-se para acender a tocha. Nas rampas do estádio ao lado, as mulheres, sacerdotisas, fizeram uma dança inspirada nas ninfas da Mitologia e os homens envolveram-se numa antiga dança guerreira, mas sem carregar armas. Tudo remete para o que os gregos faziam nesse mesmo local antes de competir nos Jogos da antiguidade.
O ensaio terminou com a sumo-sacerdotisa a entregar a tocha e um ramo de oliveira ao primeiro homem encarregado de levar a tocha, o nadador grego Spyros Gianniotis, atual campeão mundial da prova dos 10 quilómetros em águas abertas.
A tocha olímpica percorrerá ao todo 2.900 quilómetros, passando por 40 cidades gregas, inclusive algumas remotas, na fronteira com a Turquia e algumas ilhas pequenas. Ao todo, passará pelas mãos de 490 pessoas.
Também visitará cinco sítios arqueológicos durante sua jornada de oito dias pelo país. Em seguida será levada de avião para o Reino Unido, onde continuará a viajar até o dia 27 de julho, culminando com a cerimónia de abertura dos Jogos, em Londres.
A Bíblia diz:
"... do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém" (Romanos 1:18-25).