17-05-12 - Governo chinês quer fechar todas as igrejas evangélicas do país
De janeiro a junho deste ano, o documento revela que as autoridades locais estão a conduzir uma investigação completa, para listar as igrejas de todo o país que funcionam nas casas chinesas, e fazer dossiês completos sobre cada uma delas.
Na fase dois, nos dois anos seguintes, as autoridades irão encorajar as “igrejas não registadas” para se filiar no Movimento Patriótico da Tríplice Autonomia, que monitoriza tudo o que acontece nos templos. A fase três, a ser concluída em até 10 anos, as igrejas que se recusam a seguir as regras seriam fechadas e os líderes condenados.
Os funcionários do governo também devem banir as palavras “igreja nos lares” de todos os relatórios sobre igrejas em sites e outros meios de comunicação. Agora, só podem usar o termo “reuniões em casas”, um termo que remete aos grupos reunidos em sites afiliados ao MPTA.
Numa pesquisa recente, conduzida em várias províncias chinesas, mais de 95% dos líderes de igrejas caseiras disseram que já sentiram o impacto dessas investigações, enquanto 85% disseram que investigadores já haviam feito um dossiê sobre o seu grupo.
“Desde o início de 2012, temos notado um aumento na frequência da perseguição”, disse a Associação de Ajuda à China num comunicado de imprensa. “Além da perseguição contínua das igrejas em Pequim, o número de casos semelhantes aumentou 20% em comparação ao ano passado e espalhou-se para outras áreas, incluindo ações contra educação, publicação e livrarias cristãs.”
A campanha foi lançada em dezembro de 2010 através de um documento intitulado “Operação Repressão”, emitido pelo Comité Central do Partido Comunista. Esta diretriz pedia às autoridades de todos os níveis para “levar” os Cristãos das igrejas nos lares a frequentar somente as igrejas registadas e aprovadas pelo governo e acabar com igrejas grandes que se reúnem também em grupos menores.
A Igreja Shouwang, que reúne mil membros, viu a pressão aumentar muito nos últimos meses. ”No ano passado … a nossa experiência com o Senhor era diferente em cada semana. Foi a Sua graça e paz que nos protegeram e nos sustentaram até agora “, declara um líder da igreja.
Essa operação também irá registar todos os pastores, como uma maneira de continuar controlando o crescimento Cristão e o surgimento de novas igrejas. Esse processo deverá estar concluído até ao final de 2012, segundo um comunicado oficial.
Segundo o documento divulgado em setembro passado, o governo planeia usar “medidas humanas da lei de execução” para alcançar a erradicação total de igrejas nos lares. Ou seja, pastores que se negarem a cumprir a lei serão mortos por desobedecerem à lei.